30.4.13

Voltei e, mais uma vez, trouxe Buenos Aires no coração

Oi gente querida!!!! Voltei, voltei! Que saudades de vocês! Saudades dos posts de decoração!!

Nossa, como é bom passear, não é? É ainda melhor quando estamos acompanhados por pessoas que amamos muito - como foi o meu caso - e visitamos lugares fantásticos!!! Sabem onde eu estive? Visitando mais uma vez, a charmosa, culta, desencanada, romântica, antiga, jovial, encantadora e muito mais...Buenos Aires! Como eu adoro aquela cidade, gente! Vocês já a visitaram? Ah, eu a amo e me sinto em casa naquele lugar maravilhoso. Para amar aquela cidade, já vou avisando, é preciso viajar com o coração, os olhos, o paladar, a mente abertos a novas experiências e, claro, é preciso ser uma pessoa urbana, gostar de paralelepípedos, asfalto, concreto, prédios, praças, museus, história e tudo o que se relaciona com a urbis. É uma viagem e tanto!!!

Querem saber como eu enxergo e sinto esta Buenos Aires que amo um pouco mais a cada vez que a visito?  Olha só...

Em Buenos Aires não se come pão de queijo, mas há as Medialunas Dulces adoçam nosso paladar; lá não há arroz e feijão, mas há um "Bife de Chorizo con ensalada" que é de enlouquecer; também não se toma tanto refrigerante, porque é caro e porque o vinho é ótimo, barato e faz parte do cardápio de forma tão natural e fantástica que... Coca Cola? O que é isso? Lá também não há um MASP, mas há um MALBA em que mora a legítima obra Abaporu de Tarsila do Amaral, cuja visita ao vivo e em cores chega a ser surreal; também não temos em BsAs um café espresso tão forte como o paulista, mas se você pedir Doble, eles capricham; lá não há MPB, mas há Tanghetos, Bajofondos e similares que encantam igualmente nossos ouvidos; em Buenos Aires, não se vê tantas pernas de fora nem há muita complicação para se vestir, mas as meninas e meninos têm um charme inigualável com seus cortes de cabelo e penteados de vanguarda, com suas roupas relaxadas e seus pés calçados com simples sapatilhas, uma bota ou um All Star Converse; Buenos Aires não tem tantos prédios reluzentes e novíssimos em folha, mas quem precisa de tudo novo quando se tem a inigualável beleza da história, inclusive da arquitetura, que convive com seu povo de forma tão inacreditavelmente natural? (ah o centro de SP também é maravilhoso, lindo, mas alguém realmente o percebe desta forma??) Ah, claro! Buenos Aires tem defeitos, certamente tem muitos, como também os tem, a minha outra amada, a São Paulo que me abriga, mas acho melhor vocês até lá para procurar qualidades e defeitos com seus próprios olhos, ouvidos e todos os seus sentidos bem aguçados em mi Buenos Aires querido!!

Foto que eu fiz no Malba em Buenos Aires


Beijos, beijos e falem comigo, tá? Vou adorar!
Carmen Martins



18 comentários:

  1. Olá Carmen, que linda descrição de Buenos Aires, minha Buenos Aires querida também! Sou argentina e moro aqui em SP faz quase 10 anos. Acho tudo certo o que você escreveu. E tb posso dizer que em todo este tempo aprendi a gostar, e muito, dos encantos de São Paulo. O bom é sempre estar de olhos abertos e pronto para descobrir a beleza que está na nossa volta. Sou bogger e escrevo em portugués e espanhol assim mantenho sempre contato com a gente da minha terrinha. Dá uma volta pelo blog para treinar o seu espanhol! Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Felicitas! fui até seu blog e já deixei um recadinho. Gracias por tu visita ;-)

      Excluir
  2. Deve ser um previlégio vê-lo de tão perto. Realmente é maravilhosa esta obra. Mas, lindo mesmo deve ser tê-lo na nossa sala...imagina...rs...Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly! sim, é muita emoção! bjs
      Carmen

      Excluir
  3. Seja bem vinda à nossa querida Sampa.Concordo com vc, Carmen, Buenos Aires tem um charme especial. Mas,e as novidades de decoração de lá?Bjs, recicleiavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que bom que vc também a ama, Ana Margarida, que bom! bjs

      Excluir
  4. Q descrição mais linda, apaixonada e apaixonante de Buenos, heim?!
    Eu tb adooooro de paixão essa cidade q é uma mescla perfeita de história&modernismo, luxo&simplicidade e muuuito bem estar bem!!
    E visitar o Malba!!! Q presente!!!
    Bjs e uma semana de muita beleza para tds nós.
    Q em suas malas tenham vindo muitas coisitas linda e encantadoras para compartilhar conosco por aqui. ;D

    ResponderExcluir
  5. E tem o brunch de domingo - no restaurante do hotel Fierro, em Palermo, ou mesmo mais tradicional, no Alvear -; e tem Puerto Madero, com sua Puente projetada por Calatrava (lindaaaaaaaaaaaaaaaaa, principalmente ao cair da noitinha); e tem os parques de Palermo, e a Plazuela Cortázar, deliciosa num sábado; e tem ... caramba... adoramos aquela cidade, mas não sem motivos, né? Resistir? Quem há de...

    O instituto Jorge Luis Borges, no topo das Galerías Pacífico; tem a Falabella (minha mala sempre tem uma tralha deliciosa trazida dessa loja; de luminárias a temperos); tem o Tecnotango (e viva Gotham Project), a Farmacity, a bendita batata, que fica maravilhosa frita, assada, em purê,... aff!

    E, para nós, que gostamos de uma "decoratice", tem os badulaques na Morph, o delicioso Shopping de design da Recoleta, o cemitério lindinho, com seus túmulos célebres - e professores contando os detalhes da arte maçônica nos gradis... bato ponto quase todo mês de outubro e duvido que vá largar esse hábito tão cedo! Antigamente eu tinha essa paixão recolhida pelo Rio de Janeiro, mas BsAs tomou o lugar da Cidade Maravilhosa num grau...

    Linda. Linda e vibrante. Porque nada como atravessar um protesto da Plaza de Mayo, um discurso inflamado na loja de empanadas ao lado do apê, TODO MUNDO xingando alguma coisa no intervalo de uma apresentação gostosa no Jardim Botânico... ou xingando a mim, que não gosto da "governanta" deles... hi hi hi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah meu Deus!! que maravilha! Não sou a única a amara BsAs, que bom! sim, me encanta aquele lugar, me encanta todo!! sim é tudo emocionante, vibrante e calmo ao mesmo tempo; a Recoleta é de matar de lindo e me dá até dor no pescoço por ficar olhando para cima, para ver aqueles prédios maravilhosos; San Telmo ah como eu amo aqueles paralelepípedos e as sorveterias? Persicco, Volta, Freddo, etc etc etc muy riccos!!! e os pequenos museus que são aos montes? Si, no me gusta la governanta tambien hehehehe muchos besitos para ustedes e gracias por tu visita! Carmen

      Excluir
  6. Eu amo a Argentina, amo Buenos Aires! Não tenho nem palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!!! obrigada pelo comment e pela visita! que bom que é saber disso! bjs Carmen

      Excluir
  7. Eu vivo em Buenos Aires, minha segunda filha, a Eva Sofia, nasceu aquí, é porteña. A primeira nasceu em Bergen/Noruega, a Maria Yolanda. Buenos Aires é muito linda para quem sabe curtir. Tem zilhoes de defeitos, esta atrasada em muitas coisas, mas sabe de uma coisa? Argentino quando é amigo é amigo para valer, esta com vc em todos os momentos. Eles adoram brasileiros, bem mais q nos gostamos deles. Observo muito a forma que muitos brasileiros se referem aos argentinos, agressivo. Me molesta bastante isso. Mas sempre digo... "Tem q conhecer a Argentina e tudo muda de sentido".
    Assisti otimos shows brasileiros aquí, Rita Lee, Caetano e Moreno Veloso, Marisa Montes, Maria Betania e outro dia teve free na rua Toquinho. E eu pensaba antes de ir "so vai dar brasileiro", que nada 90% argentinos, curtindo muito nossa música.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que lindo! obrigada por compartilhar seu amor com a gente também! um beijo grande desde Sao Pablo ;-)

      Excluir
  8. Carmem, eu não conheço Buenos Aires, mas Sampa, eu amo, acho a verdadeira cidade maravilhosa, um mundo inteiro num lugar só.
    Aqui quando me falam dede Rio, digo, vá em São Paulo, é nota 1000.
    Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, querida!!!!!
      Menina, acho que vc também vai amar Buenos Aires, minha amiga!!
      bjs
      Carmen

      Excluir
  9. Oi Carmen,

    ainda não conheço a maravilhosa Buenos Aires, mas morando em São Paulo, que amo sei bem o que é olhar para essa cidade fabulosa com os olhos, a mente e o coração bem abertos!

    Aqui em São Paulo há tudo de bom, para quem sabe aproveitar o que ela tem a oferecer.

    Bem vinda ao lar!

    Beijos.
    Cláudia.

    ResponderExcluir
  10. Só por ver o Abaporu original a viagem já valeria a pena, sem contar todas as outras maravilhas que vc mencionou. Delícia de viagem, heim?
    Abraço!

    ResponderExcluir